Maior satélite é lançado hoje para o espaço

 MAIOR SATELITE DE OBSERVAÇÃO DA TERRA É LANÇADO AO ESPAÇO

IMAGEM ILUSTRATIVA



Neste sábado (21) a nave Sentinel-6 Michael Freilich, que ficará em órbita para acompanhar a elevação do nível do mar, um dos efeitos colaterais das mudanças climáticas.  A Nasa (agência espacial norte-americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia) confirmou o lançamento da nave. 

A nave tem um formato semelhante a de uma casa, o Sentinel-6 possui pouco mais de 5 metros de comprimento e, segundo a Nasa, é o maior satélite de observação da Terra já lançado.

O lançamento está previsto para as 14h17 (de Brasília) deste sábado e será feito com o foguete Falcon-9, da SpaceX. A Nasa irá transmitir o lançamento ao vivo. Este aparelho satelite ira ser muito util neste momento. 

O nível médio global do oceano vem aumentado 3,2 milímetros por ano, o que poderá ser mais bem observado a partir da missão Copernicus Sentinel-6.

ALGUMAS OBSERVAÇÔES

No espaço, os satélites conseguem pontos de vista incomparáveis, o que permite reunir dados preciso e inclusivos. O radar do Sentinel-6 calcula a distância entre o satélite e a Terra medindo o tempo que um pulso do radar leva para refletir a superfície da Terra.

Porque é importante essa observação 

Essas observações são precisas e de longo prazo da elevação do nível do mar e seu impacto na zona costeira são essenciais para o planejamento e proteção dos 10% da população mundial que vivem a menos de 10 metros acima do nível do mar, segundo a Nasa.